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Conheça o trabalho e a carreira de um 3D publicitário brasileiro

Postado por Redação Photoshop Creative em 14/03/2012 às 09h 24min

A publicidade é uma área em que o 3D é exigido ao máximo. Conheça um profissional que domina e é apaixonado por essa arte.



Publicado originalmente na edição número 40 da revista Photoshop Creative.

 

Nascido na cidade de Campos, RJ, Marcelo mudou-se para a capital aos 16 anos, quando se deu conta de que precisava de um diploma universitário. Ingressou no curso de Desenho Industrial e lá descobriu outra paixão, além do Flamengo, o 3D voltado para a publicidade, de onde não saiu mais. “Posso dizer que depois de tanto trabalhar e suar, adquiri bastante prática em 3D, ZBrush e Photoshop, com especialidade em Shading e Lighting”, conta Marcelo.
 
No decorrer de sua carreira, atuou, durante três anos, na área de ilustração 3D da Seagulls Fly, reconhecido como um dos maiores estúdios de animação e ilustração 3D do Brasil. Em seguida, foi convidado a reestruturar a área de 3D do Estúdio Ícone, respondendo pela ilustração de todos os trabalhos 3D do estúdio durante dois anos.

Como freelancer, produziu para países, como Índia, Inglaterra, Nova Zelândia, Polônia e Rússia. Hoje, Marcelo está com sua própria empresa – recém-saída do forno –, a MMJStudio, inaugurada no final de 2011.


 

Atualmente, o que a publicidade vem pedindo dos criativos?

Ela quer imagens cada vez mais realísticas em prazos cada vez menores, e exige que tenhamos um excelente background artístico. E o que se entende como background artístico?
São conhecimentos de iluminação, harmonia de cores, pinturas, fotografia, arte em geral. Para não nos limitarmos apenas ao layout/referência do que nos foi enviado, mas sim surpreendê-los positivamente.
 

 

Como é o seu processo de trabalho, assim que o cliente lhe apresenta o briefing?


Após receber o briefing, que normalmente vem acompanhado de layout, dedicamos uma parte importante do tempo inicial na busca de referências para executar o trabalho.

Essa é uma parte muito importante do processo, pois é uma etapa em que vamos definir a estética da imagem, como serão feitos os processos de modelagem, iluminação e textura (shading).

A seguir, começamos, então, a modelagem 3D, que poderá ser feita por poly by poly, Box, modeling, sculpting. Nessa etapa, é importante ter uma malha com loops alinhados e bem distribuídos e, se possível, all quad, pois isso ajudará na fase seguinte de mapeamento e textura. Uma das partes mais importantes para tornar o trabalho real – muitas vezes deixada de lado –, é o shading. Nessa fase, transformaremos a imagem, até então cinza, em uma imagem de verdade, que nos faz brilhar os olhos.

De acordo com as referências que selecionamos anteriormente, vamos criar a luz que melhor se encaixa ao projeto, seja ela uma luz de estúdio artístico ou até externa.

Junto com a luz, começamos a testar o material com textura, tipos de brilhos, specular, bump, reflexo, etc., até chegar ao resultado desejado seja hiper-real, cartoon ou artístico.

Chegamos ao final do processo: o render; após modelar, iluminar e aplicar materiais, vamos para o render, e é nessa hora que a CPU faz todos os cálculos das informações que colocamos de luz, malha e materiais e gera a imagem final. Isso pode levar de alguns minutos a várias horas, dependendo da complexidade do projeto.

Para finalizar o trabalho, fazemos uso de passes de render: de reflexo e de sombra. Utilizamos esses passes para ter mais controle e enriquecer ainda mais a imagem. É no Photoshop que fazemos ajustes finos, tais como correção de cor, por exemplo.

 

 

Você é especializado em 3D publicitário. Quais as características desta categoria?


Antigamente, as imagens publicitárias eram feitas com foto, mas, hoje em dia, são resolvidas com 3D, pois conseguimos controlar melhor a iluminação e a câmera e finalizar em grandes formatos.

Muitos projetos, que antes eram executados no Photoshop, hoje são feitos em 3D e somente finalizados no programa. Você acha que o 3D veio para “pular etapas”?

O Photoshop e o 3D são programas distintos. Não posso afirmar que um veio para pular a etapa do outro, mas, sim, que se completam, utilizando o que cada um tem de melhor para chegar a uma imagem mais real e sofisticada.

 

 


Como você tem usado o Photoshop?


O Photoshop é uma ferramenta indispensável para a pós-produção – ele sempre está presente no final de cada render, seja para correção de cor, ajuste de brilho seja sombra para compor uma imagem 3D com uma foto.
 

Em composições realísticas como as suas, o que você acha que é mais importante para um resultado realmente convincente?


O background é o mais importante, pois o computador é uma máquina fria. É necessário buscar referências de arte, fotografia e alimentar o computador com essas informações.

Ter paixão pelo que faz, atentarse aos mínimos detalhes e ser autocrítico. Não se contentar com o primeiro render, buscar evolução e amadurecimento profissional e pessoal, pois um complementa o outro.


 
 
Dicas para um bom 3D publicitário
Estude bastante iluminação pois eu considero a parte mais importante em uma imagem. Tudo é revelado pela luz, tudo fica visualmente muito mais interessante com uma boa iluminação, até um simples objeto. Dedique-se.

WEB | Para saber mais sobre o trabalho de Marcelo acesse www.marcelojr.comhttp://www.mmjstudio.com






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