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Crie um desenho tipo mangá com photoshop

Postado por Redação Photoshop em 12/09/2009 às 09h 00min

Alguns puristas são contra usar fotos de referência em seu trabalho. Mas qualquer artista pode dizer que uma boa referência pode ajudar, e muito, a melhorar uma imagem.





Neste tutorial, vamos mostrar como usar uma foto de referência como base de uma ilustração do tipo mangá. É óbvio que nem todos os nossos leitores têm confiança o bastante em seus dons de desenho para iniciar uma ilustração do zero, por isso vamos começar com uma foto. Quem não tem mesmo coragem de se arriscar no desenho não vai ficar de fora, porque incluímos um PSD em nosso site com todas as linhas prontinhas. Terminada essa etapa, você vai aprender a renderizar e dar toques de mangá ao seu trabalho.
 Quando se trabalha com referências, pode ser tentador pescar cores da própria foto, mas isso não é aconselhável, já que é difícil obter a cor exata devido ao enorme número de pixels em uma fotografia. Normalmente a imagem acaba ficando meio sem graça. Por isso, recomendamos usar cores apenas inspiradas na referência, criando um resultado muito mais vibrante.



1 Abra a referência

Crie um novo arquivo (230x297mm, 300 dpi). Crie as seguintes camadas, de baixo para cima: “skin”, “clothes”, “clothes2”, “air”, “rough”, “lines” e “above”. Abra a imagem da modelo  e copie e cole na tela. Pressione Cmd/Ctrl + T, redimensione e mexa no ângulo para criar uma composição interessante. Reduza a opacidade da camada da foto para 57% e comece a esboçar seu desenho na camada “rough” usando o pincel “blue pencil” que disponibilizamos em nosso site.



2 Uma fina linha...

Sugerimos mudar o cabelo da garota para deixá-lo em um estilo mais mangá, além de acrescentar acessórios e roupas. Esconda a camada de referência e reduza a opacidade da camada “rough” para 48%. Comece a desenhar as linhas na camada “lines” usando o pincel Ink. Se preferir, utilize as linhas que pusemos no site.






3 Tudo azul

Disponha as cores planas da imagem com o pincel Ink nas camadas adequadas. Mantenha cores distintas adjacentes em camadas separadas para facilitar o trabalho posterior de sombreamento. O mangá tende para o hiper-realismo, por isso escolha uma cor maluca, como azul-royal, para o cabelo.






4 Arte em camadas

Atribua às camadas “skin”, “clothes” e “clothes2” duas Clipping Masks para cada uma (crie uma nova camada e marque a caixa ‘Use Previous Layer as Clipping Mask’; depois, clique em OK). Ajuste cada uma das camadas superiores de Clipping Mask para Overlay, deixando a outra em Normal. Selecione um azul-claro e pressione Shift + Backspace para preencher a camada de fundo com sua cor de primeiro plano.



5 Sombreamento

É hora de adicionar sombras básicas usando o pincel Inking Opacity. Abra a foto de referência e comece na camada da pele, adicionando as sombras na máscara de recorte Normal. As sombras aparecerão apenas na pele, por isso você pode aplicar pinceladas grandes sem medo de ser feliz!





Lado a lado

Quando trabalhando com referências, ajuda bastante ter a foto por perto; você vai perceber que, neste tutorial, mantivemos quase o tempo todo a referência aberta em outra janela. Não dê uma olhada rápida e assuma que já sabe tudo que precisa, já que o cérebro humano não retém informações muito bem (e isso não é apenas uma desculpa para esquecermos os aniversários dos amigos). Olhe para a foto de referência duas vezes antes de desenhar e depois olhe de novo em alguns segundos. Repita isso pelo menos a cada seis segundos e você vai se espantar com exatidão do seu trabalho!




6 Adeus, linhas pretas

Para que as linhas fiquem menos intrusivas, bloqueie a camada das linhas (clique no ícone xadrez na paleta Layers) e mude a cor delas. Como os pixels transparentes estão bloqueados, apenas os existentes serão recoloridos. Comece a detalhar os olhos e lábios. Lembre-se de que ambos são tridimensionais, por isso pense na forma, na localização das sombras e na umidade. Usando um Airbrush, adicione sombras acinzentadas aos globos oculares e um brilho suave aos lábios. Use o pincel Inking Opacity para acrescentar variações na íris e nos reflexos aquosos dos olhos.



7 Questão de  pele

Pegue um Airbrush para acrescentar tons mais escuros à pele. Utilize marrons quentes na máscara com Overlay. Bloqueie a camada da pele e use um Radial Gradient (G) para introduzir reflexos bege-claro. Repita na camada Overlay da pele para variar ainda mais a luminosidade.



8 Não perca o foco

Selecione Filter > Blur > Gaussian Blur e ajuste Radius para 3,4 pixels. Com as sombras principais suavizadas, acrescente mais sombreamento ao rosto com o Airbrush. Na máscara de recorte Overlay da camada da pele, adicione mais algumas variações sutis (por exemplo, um dégradé rosa-claro às bochechas) e aplique pontos luminosos com o Airbrush e a ferramenta Radial Gradient.



9 Cor e luz

Também com o Radial Gradient, adicione sombras e luzes à camada das roupas (a camiseta e as mangas) em suas camadas Overlay respectivas. Simule uma explosão de luz fazendo com que os gradientes claros invadam as sombras. Adicione detalhes aos laços com o pincel Inking Opacity.



10 Oh, as imperfeições...

Para que a pele pareça mais autêntica e menos digital, adicione algumas imperfeições. Use o pincel speckle com opacidade a 26% e fluxo 32%, com beges e marrons, para simular pintas e poros. Reduza o fluxo para a pincelada manter os pontinhos e não formar um traço único.






11 Vestimenta

Abra “dress print.jpg” e pressione Cmd/Ctrl + A e Cmd/Ctrl + C para copiar. Segure Cmd/Ctrl e clique na miniatura da camada “clothes” para selecionar tudo o que está naquela camada; depois, use o Lasso (pressione L) enquanto segura Alt para remover a seleção de tudo, menos da camiseta. Vá a Edit > Paste Into (ou Cmd/Ctrl + Shift + V) para colar o padrão dentro dessa seleção, acima da camada “clothes”. Ajuste o modo de mesclagem para Soft Light.



12 Movimente um pouco

Para que o padrão não pareça muito falso, vá a Filter > Liquify. Pressione W para selecionar a ferramenta Forward Wrap e comece a manipular o padrão para que ele se encaixe na forma da camiseta. Use o cursor da mesma forma que usaria a ferramenta Smudge para arrastar os elementos, guiando-se pelo sombreamento. Para melhorar a aparência do padrão, selecione Image > Adjustments > Levels (ou pressione Cmd/ Ctrl + L) e use os níveis Black: 31, Grey: 1,59, White: 232.



13 História cabeluda

Usando o pincel Hair, comece a trabalhar no cabelo. Ponha primeiro as cores mais escuras, pois elas aparecem através das mais claras e criam a ilusão de profundidade. Não precisa pintar fio por fio, concentre-se na forma geral por enquanto.



14 Visita ao cabeleireiro

Para refinar as pontas do cabelo, acrescente fios mais estilizados. Use o pincel Inking Opacity para detalhar esses fios, usando a foto de referência como guia, mas sinta-se à vontade para improvisar; no mangá, o cabelo pode ser fantástico.




15 Sol levante

Abra “sunburst.psd”. Copie e cole o conteúdo da camada das linhas vermelhas em seu trabalho, diretamente acima da camada de fundo. Aplique uma transformação livre à imagem (Cmd/Ctrl + T) para que fique maior, fazendo com que todos os raios apontem para o ponto focal (o rosto). A composição ganha força quando o olho é orientado.



16 Queime até o fundo

O vermelho brilhante nunca deveria ser usado como cor de fundo porque distrai a atenção do espectador. Por isso, utilize o modo de mesclagem Linear Burn e abra “textured paper.jpg”. Cole na posição inferior da paleta Layers. Ajuste a camada azul de fundo para Soft Light.



17 Sol escuro

Crie uma nova máscara de recorte ligada à camada “sunburst”. Use um vermelho profundo com a ferramenta Linear Gradient para escurecer as bordas externas da imagem de fundo. Elas vão parecer retrair-se ligeiramente, atraindo mais atenção para o centro.






18 Controle das bordas

Agora vamos simular o estilo das bordas das estampas Ukiyo-e. Clique na camada “sunburst”, segure Shift e clique na camada superior da pilha para selecionar todas as camadas que estão no meio. Use a Free Transform para encolher todas as camadas, de maneira a criar uma borda ao redor da imagem. Para acrescentar uma borda retangular, crie uma seleção com a ferramenta Square Marquee em torno da imagem, segure Cmd/Ctrl + clique direito na linha pontilhada; escolha Stroke. Use uma largura de cinco pixels com a mesma cor da parte mais escura dos raios do fundo.



19 Erros de tradução

Abra “kanji.jpg” e cole na camada superior do desenho. Utilize o modo de mesclagem Multiply para que o branco desapareça. A propósito, a tradução deste kanji é “mangá”.






20 Ilumine!

O padrão da camiseta ainda está meio marcado. Na camada correspondente, vá a Image > Adjustments > Hue/Saturation e mova Lightness para +37. Crie uma nova camada chamada “overlay” no alto da pilha, com modo Overlay. Use uma cor de pele clarinha com a ferramenta Spot Gradient para adicionar pontos luminosos à pele.



21 Detalhes, detalhes

Segure Cmd/Ctrl e clique na miniatura da camada da cor dos lábios; use a ferramenta Lasso segurando Alt para remover a seleção de tudo, exceto da boca. Aplique um Spot Gradient vermelho-claro para adicionar mais vibração aos lábios. Crie uma nova camada chamada “stars” acima da camada “overlay” e use o pincel Cartoon Stars com branco para aplicar estrelinhas aos malares. Na camada Normal da máscara de recorte, use o pincel Leathery Texture para adicionar textura ao colar e aos braceletes.





22 Fábrica de realidade

Segure Cmd/Ctrl e clique na camada das mangas para selecioná-las. Na camada “overlay”, use uma mistura de azul-escuro e branco com o pincel Inking Opacity (a 59% de opacidade) para sugerir os detalhes do tecido. Renderize as linhas seguindo a forma na direção vertical e cruze-as com linhas horizontais para imitar o padrão do tecido.



23 Toques finais

Pressione Cmd/Ctrl + J na camada do papel para duplicá-la e ajuste o modo para Multiply. Pressione Cmd/Ctrl + Alt + Shift + ~ para selecionar a luminosidade da imagem. Clique na camada do alto da pilha e pressione Cmd/Ctrl + Shift + C para copiar a seleção de todas as camadas visíveis, depois pressione Cmd/Ctrl + V para colar a seleção. Ajuste o modo dessa nova camada para Soft Light. Por fim, escolha uma cor azul-escura e adicione uma borda usando o pincel Handwriting, segurando Shift. A seguir, trace à mão livre em torno da borda, ultrapassando ligeiramente as linhas para obter um resultado natural. Adicione pequenos enfeites (como a tatuagem no braço) e limpe os erros. Prontinho!









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COMENTÁRIOS
por André Nery em 18/10/2010 às 14h 45min Responder
olá

Muito bom seu tutorial, comprei uma tablet esses tempos e estou tentando ilustrar algumas coisas digitalmente no photoshop. O problema é que o meu traço sai todo tremido, e eu tenho o traço firme no papel. Existe alguma configuração nos pinceis que ajude ao traço ficar mais firme? valeu


por Monica em 01/09/2010 às 09h 52min Responder
dica bilingue

Estamos no Brasil gente! e o Brasil além de falar português, é um país DEMOCRATICO que leva em considerações as dificuldades de TODOs!


por julio cesar muchiutti em 12/08/2010 às 20h 30min Responder
Sem título

eu queria pedir uma coisa queria q alguem fazes se uma vidio aula desse tuto pq eu li temtei faser e naum emtedi qm comssiguiu faser fassa uma vidio aula e mande para min muito obrigado vlw flw


por Thiago Lara - ThiLara em 24/07/2010 às 14h 02min Responder
Sem título

Muito muito bom


por Willians em 21/06/2010 às 11h 31min Responder
Legal

Massa o tuto hein, parabens... minha opnião sobre usar ou não referêcia... é que arte é arte com ou sem referência.


por julio em 22/04/2010 às 14h 09min Responder
probleminha

ola, olha o meu photoshop ta em portugues e eu sei que a maioria é em ingles mas... colocar entre parenteses alguns nomes em portugues ajudaria ambos os lados ah e onde ta o link do blue pincel


por adriano henrique de barros em 10/04/2010 às 10h 43min Responder
Blue Pencil

Olá! Excelente Tutorial, muito bom mesmo. Mas teria como deixar o link de onde posso baixar o Blue Pencil, já procurei em praticamente todo site e não consigo encontrar. Abraços e obrigado


por Luiz em 07/04/2010 às 17h 28min Responder
Blue Pencil

Onde eu encontro o Blue Pencil?


por Slasher em 20/03/2010 às 10h 47min Responder
Sem título

Excelente tutorial, apesar de estar iniciando no Photoshop, vou quebrar a cabeça até conseguir desenhar assim. Agora quanto ao desenho, ele tá mais pra HQ Marvel do que Mangá, certo?


por Timeship em 23/12/2009 às 01h 12min Responder
Nice!

Excellent tutorial, thank you! I sent the link to all my friends.


por Juliana em 15/11/2009 às 22h 42min Responder
Danilo Debiazi escreveu:

Dica

"Eu discordo. Hoje em dia a grande maioria usa o PS em inglês mesmo. O que eu acho que deveria melhorar é as explicações dos Tutoriais. Eu me perco muito neles =("

Sem título

Olá danilo, eu sei que a maiori dos Photoshops são em inglês, mais se fossem colocado o nomes das camadas em português dentro de parenteses agradaria " gregos e troianos" certo? ^.^ Ai assim o tutorial iria ajudar tambem, não so os que tem o progama em inglês mais também que o tem em português.


por ¤=๋●๋•๓&am em 06/11/2009 às 21h 32min Responder
Danilo Debiazi escreveu:

Dica

"Eu discordo. Hoje em dia a grande maioria usa o PS em inglês mesmo. O que eu acho que deveria melhorar é as explicações dos Tutoriais. Eu me perco muito neles =("

Sem título

Belo trabalho!1 e eu concordo com o danilo


por Giih em 06/11/2009 às 16h 08min Responder
Sem título

onde eu acho o blue pencil para baixar...fucei o site todo e não encontrei


por Karlos Henrique Maciel Samuel em 25/10/2009 às 14h 23min Responder
Sem título

Bom eu sou iniciante e comopra fazer as seguintes camadas: “skin”, “clothes”, “clothes2”, “air”, “rough”, “lines” e “above”


por Cicero em 06/10/2009 às 00h 39min Responder
Sem título

IRADO ESSE TUTORIAL! VALEUUU!


por Ânderson Melo da Silva em 30/09/2009 às 20h 34min Responder
Sem título

Em que parte do site eu baixo o "blue pencil"?


por Héssed Martins em 18/09/2009 às 17h 20min Responder
Sem título

Concordo com o Danilo, a maioria dos tutoriais na internet são em inglês, por isso o ideal é se ter o ps em ingles tambem. Agora, sobre o turorial, o desenho pode ser considerado Manga?


por Jow em 15/09/2009 às 23h 31min Responder
Dica

Eu concordo com o danilo, afinal por padrão o mais usado é a versão do photoshop em inglês, mas concordo com a Juliana que os nomes das camadas fosse em português.


por Aracab em 12/09/2009 às 22h 03min Responder
Dica

Concordo plenamente com a juliana, pois tenho o CS3 na versão em português e facilitaria bastante a compreenção do tutorial...=)


por Danilo Debiazi em 12/09/2009 às 20h 23min Responder
Juliana escreveu:

Dica.

"Olá. tudo bem? Bom eu gostei muito do Tutorial, mais ha uma coisa.. O meu Photoshop é a versão: Adobe Photoshop Cs 8.0.1 em português. E tem algumas coisas no seu tutorial. Tipo as camadas, que estão em inglês e acho que facilitaria e muito a compreenção se fose colocado - pode se em () - O nome da camada em poruguês. =)"

Dica

Eu discordo. Hoje em dia a grande maioria usa o PS em inglês mesmo. O que eu acho que deveria melhorar é as explicações dos Tutoriais. Eu me perco muito neles =(


por Juliana em 12/09/2009 às 14h 09min Responder
Dica.

Olá. tudo bem? Bom eu gostei muito do Tutorial, mais ha uma coisa.. O meu Photoshop é a versão: Adobe Photoshop Cs 8.0.1 em português. E tem algumas coisas no seu tutorial. Tipo as camadas, que estão em inglês e acho que facilitaria e muito a compreenção se fose colocado - pode se em () - O nome da camada em poruguês. =)





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Abel Costa



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