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Camera Raw Plugin - Parte 3

Postado por Redação Photoshop em 28/11/2010 às 10h 00min

Veja como fazer ajustes de cor usando o controle HSL/Grayscale do Camera Raw Plugin.





Já vimos os ajustes básicos de cor do Camera Raw Plugin, agora conheceremos o controle HSL/Grayscale que permite ajustes mais avançados.
O HSL é a sigla inglesa para Hue, Saturation and Luminance que em português querem dizer Matiz, Saturação e Luminância respectivamente, onde Matiz é a tonalidade da cor, o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. A Saturação é a pureza da cor. Quanto menor esse valor, mais cinza ficará a imagem, quanto maior o valor, mais pura parecerá a cor. A Luminância nada mais é do que o brilho da cor. Se a cor é mais clara ou mais escura.
Este controle nos permite também converter imagens coloridas em imagens em preto e branco e seus sliders nos possibilitam um ajuste controlado de contrastes tornando os PBs mais nítidos e profundos.


1. Os controles deslizantes em Hue

Antes de qualquer coisa precisamos saber do que se tratam esses nomes de cores e essas barrinhas coloridas. Bem, as barrinhas são segmentos do espectro luminoso e os nomes de cores identificam cada uma dessas partes, sendo assim:
Reds (vermelhos) refere-se a cores do espectro entre o magenta e o laranja;
Oranges (laranjas) a cores entre o vermelho e o amarelo;
Yellows (amarelos) a cores entre o laranja e o verde;
Greens (verdes) a cores entre o amarelo e o ciano;
Aquas (cianos) a cores entre o verde e o azul;
Blues (azuis) a cores entre o ciano e o violeta;
Purples (violetas) a cores entre o violeta e o magenta;
Magentas a cores entre o violeta e o vermelho.

2. Ajustes em Hue

Aqui o desafio é neutralizar ou, pelo menos, reduzir a níveis aceitáveis o tom avermelhado encontrado na imagem. Note que não existe branco na imagem, todas essas áreas foram preenchidas por um tom rosado. Para deixar a nossa brincadeira mais divertida os controles básicos (já vistos na parte 1) não foram utilizados.
Estes são os ajustes:
Reds -10, Oranges +5, Yellows 0, Greens 0, Aquas 0, Blues 0, Purples -100, Magentas 0. Dessa forma deixamos os vermelhos 10% mais magenta, os laranjas %5 mais amarelos e os violetas 100% azuis. O valor “0” refere-se a cor pura.
 

3. Os controles deslizantes em Saturation

Aqui as coisas são um pouco diferentes... se a saturação controla a intensidade da cor então ela diz respeito a uma escala entre o cinza e o estado mais puro da cor então:
Reds (vermelhos) refere-se a cores do espectro entre o cinza e o vermelho;
Oranges (laranjas) a cores entre o cinza e o laranja;
Yellows (amarelos) a cores entre o cinza e o amarelo;
Greens (verdes) a cores entre o cinza e o verde;
Aquas (cianos) a cores entre o cinza e o ciano;
Blues (azuis) a cores entre o cinza e o azul;
Purples (violetas) a cores entre o cinza e o violeta;
Magentas a cores entre o cinza e o magenta.

4.    Ajustes em Saturation

Agora ajustamos a intensidade das cores já alteradas em Hue.
Reds -5, Oranges +10, Yellows 0, Greens 0, Aquas 0, Blues 0, Purples -100,  Magentas +10
Assim deixamos os vermelhos 5% mais cinza, os laranjas 10% mais puros, os violetas 100% cinza e os magentas 10% mais puros. O valor “0” refere-se a cor com metade de sua intensidade, ou seja, um valor entre o cinza e a cor pura.
 

5. Os controles deslizantes em Luminance

Estes são bem parecidos com os deslizantes de Saturation, mas em vez de irem de cinza para a cor pura, vão de preto (ausência de luz), passam pela cor pura e chagam a branco (excesso de luz). Dessa forma:
Reds (vermelhos) refere-se aos tons vermelhos entre o preto (vermelho mais escuro), passa pelo vermelho puro e termina em branco (vermelho mais claro);
Oranges (laranjas) aos tons de laranja entre o preto (laranja mais escuro), passa pelo laranja puro e termina em branco (laranja mais claro);
Yellows (amarelos) aos tons de amarelo entre o preto (amarelo mais escuro), passa pelo amarelo puro e termina em branco (amarelo mais claro);
Greens (verdes) aos tons de verde entre o preto (verde mais escuro), passa pelo verde puro e termina em branco (verde mais claro);
Aquas (cianos) aos tons de ciano entre o preto (ciano mais escuro), passa pelo ciano puro e termina em branco (ciano mais claro);
Blues (azuis) aos tons de azul entre o preto (azul mais escuro), passa pelo azul puro e termina em branco (azul mais claro);
Purples (violetas) aos tons de violeta entre o preto (violeta mais escuro), passa pelo violeta puro e termina em branco (violeta mais claro);
Magentas aos tons de magenta entre o preto (magenta mais escuro), passa pelo magenta puro e termina em branco (magenta mais claro).

6. Ajustes em Luminance

Vamos ajustar o brilho das cores já editadas em Hue e Saturation.
Reds 0, Oranges +10, Yellows 0, Greens 0, Aquas 0, Blues 0, Purples +50, Magentas +15
Então os laranjas ficam 10% mais claros (brancos), os violetas 50% mais claros e os magentas 15% mais claros. O valor “0” refere-se a cor pura.

7.    Os controles deslizantes em Grayscale

Para gerar uma imagem em PB basta clicar na checkbox Convert to Grayscale. Agora os deslizantes funcionam como em Luminance e afetam as cores (que existiam na imagem antes da conversão) da mesma maneira.

8. Ajustes em Grayscale

Ficam assim:
Reds -35, Oranges -10, Yellows 0, Greens 0, Aquas 0, Blues 0, Purples +70, Magentas +40
Vermelhos 35% mais escuros (pretos), laranjas 10% mais escuros, violetas 70% mais claros (brancos) e magentas 40% mais claros. O valor “0” refere-se a cor pura. Os ajustes feitos em HSL não afetam os resultados em Grayscale.

Como levamos um tempo até no habituarmos aos controles recomendo que leve os deslizantes a seus valores máximos e mínimos assim você tem uma boa noção de como eles interferem na imagem.
 








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Abel Costa



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