Revista Photoshop Creative para iPad. Download gratis

Conheça melhor melhor as ferramentas 3D no Photoshop CS5 Extended

Postado por Redação Photoshop Creative em 06/02/2012 às 11h 40min

As ferramentas para 3D do Photoshop estão melhores do que nunca e não param de evoluir.



Publicado originalmente na edição número 38 da revista Photoshop Creative.

Desde o tempo em que o Photoshop introduziu recursos para 3D, lá no CS3, os usuários frequentemente perguntam: “Como podemos criar texto tridimensional?”. Havia métodos para imitar a aparência, mas eram apenas truques, não um 3D de verdade. Mas na versão CS5, a Adobe foi além e incluiu uma seleção de novos superpoderes tridimensionais, incluindo a ferramenta Repoussé.  Seu nome vem de um termo francês de metalurgia que implica em pressionar um material para extrair uma forma. Apesar do nome obscuro, esse recurso fazia o que os usuários vinham exigindo: texto e objetos em 3D verdadeiro, que podiam ser deslocados e manipulados, além de renderizados,no próprio Photoshop.

Outro recurso de destaque, mas que acaba sendo frequentemente esquecido, é a solução Image Based Lighting, que une a tecnologia HDR com a tecnologia 3D. Em vez de construir diversas fontes de luz para tentar reproduzir a iluminação de uma imagem ou cena, o Photoshop pode mapear uma imagem em um ambiente 3D e usá-la para determinar a cor, a intensidade e a direção da luz que incide sobre a cena. Dessa forma se produzem luzes e sombras lindamente realísticas – mas fique sabendo que o tempo de renderização é quem paga o preço.

O mapeamento de texturas, ou a capacidade de controlar determinados aspectos visuais de um modelo com o uso de imagens, é uma adição bem-vinda ao arsenal de ferramentas. A aplicação óbvia é o mapeamento de cores, envolvendo o modelo com uma imagem como se ela fosse um papel de presente. Mas a coisa vai bem mais longe. Por exemplo, ao mapear o valor de opacidade, a transparência do modelo é controlada por uma imagem em escala de cinza, mais ou menos da mesma forma como as máscaras de camada trabalham no Photoshop em 2D. Esse recurso, como as máscaras, também pode ser pintado sobre a imagem (Nota: veja o tutorial na página 72 para uma demonstração dessa técnica). A mesma ideia controla diversas outras propriedades, como reflexo, iluminação e brilho. Por exemplo, vamos comparar nossas letras em 3D a prédios. As janelas teriam um valor refletivo, mas os tijolos e vigas não. Assim, ao mapear uma textura de acordo com a propriedade refletiva de um modelo, o Photoshop sabe onde aplicar os reflexos e onde deixá-los de lado.

A Adobe não demonstra qualquer interesse em transformar o programa predileto de processamento de imagens bidimensionais em um programa completo de modelagem em 3D. Mas ao incluir um conjunto limitado de ferramentas úteis para 3D, ela abriu aos usuários um novo mundo de potencial para a criação.

CRIE TEXTO EM 3D DE VERDADE- chega de truques e falsificações. Chega de renderizar em um programa separado. O Repoussé do CS5 cria grades 3D de verdade a partir de uma camada de texto.


PONTOS PRINCIPAIS
  •  Transforme 2D em 3D. O novo recurso Repoussé cria grades 3D a partir de textos, formas, máscaras de camada e mesmo uma seleção.
  •  Use o novo recurso Image Based Lighting para iluminar uma cena. Serão criados resultados mais realísticos na renderização.
  •  Use a opção Cross Section para olhar dentro de um modelo. Esse recurso é particularmente útil ao trabalhar em ilustrações técnicas “explodidas”.
  •  Ganhe um controle sem precedentes sobre a aparência de um objeto tridimensional pintando sobre a cor, opacidade, relevo, reflexo, iluminação, brilho e lustro de um material.

COMPOSIÇÃO DE LETREIRO- aqui, nós trocamos o letreiro desta loja. Para combinar a perspectiva com a da imagem original, basta usar o widget 3D Rotate para alinhar o modelo. As sombras são feitas com o Ground Plane Shadow Catcher, que produz um plano invisível apenas com as sombras. A cena inteira foi inclinada em seguida para que o Ground Plane ficasse vertical, alinhado ao prédio.

TRATAMENTO DE TEXTO INSPIRADOR- o CS5 também tem a capacidade de trabalhar com mapas de textura individuais para cada lado de uma grade 3D. Isso significa que o tratamento de texto que teria sido dificílimo anteriormente pode ser feito agora de maneira bem direta. Nesta peça de tipografia urbana inspirada em Inception, as letras são formadas pelo recurso Repoussé, mas as texturas usadas nas laterais dos edifícios foram retiradas de diversos outros prédios na composição. Ao serem mapeadas ao valor Diffuse da grade, elas ganham a aparência que procurávamos, mas foi ao usar um mapa de reflexo para o brilho das janelas e um mapa de relevo para o cascalho no telhado que a imagem ganhou os toques de realismo.

RENDERIZAÇÃO PROGRESSIVA- a capacidade de controlar aspectos da aparência do material permite experimentações incríveis. Uma vez que o texto é criado no recurso Repoussé, a grade pode ser dividida para manipulação individual. Sempre use a ferramenta Mesh Rotate, do painel 3D, para isso. Daí cada grade pode ser tratada em termos de cor, reflexo, transparência etc. Nessa sequência de renderizações, as letras começam com um tom cinza plano. Então, os materiais recebem cores e refletividade. Por fim, os valores de iluminação são inseridos à renderização, criando um efeito de luz atraente.


Compartilhe suas ideias no Facebook
www.facebook.com/photoshopcreativebr





ARTIGOS SEMELHANTES

Photoshop Creative 63
em Revista 10/04/2014 19h03

Photoshop Creative 62
em Revista 27/03/2014 18h54
Photoshop Creative 61

Photoshop Creative 61

em Revista 24/02/2014 14h33




Deixe seu comentário
QUER UM AVATAR? Faça seu login ou cadastre-se

O comentário está desabilitado, para enviar um comentário você deve fazer login!

Abel Costa



51 imagens na galeria
das quais recebeu 1 fav
e nota máxima 8.8


Últimas postagens Mais lidas